O que é Virada Social?

O que é Virada Social?

A virada social tem como que tem como objetivo principal combater a violência e promover inclusão social,e é um projeto elaborado pelo governo do estado de São Paulo, varias regiões foram contempladas por esse projeto e se beneficiaram muito com essa iniciativa promovendo alegrias para muitas pessoas das cidades.
Quem coordena esse projeto é a Secretaria de assistência e desenvolvimento Social,é ela quem articula todas as demais secretarias juntamente com a sociedade civil e a prefeitura, esse projeto visa acabar com a vulnerabilidade social da área com a participação das pessoas, com o intuito de aumentar também a sustentabilidade local.

Objetivo do Projeto:

Esse programa tem como objetivo mostrar que a vivência  não deve ser resolvida somente com a repressão policial e que a inclusão social é importante instrumento de segurança pública, para tornar a virada social um projeto ativo precisasse dos esforços de várias secretarias e órgãos do Governo do Estado, da prefeitura e entidades da sociedade civil.

Como funciona?

O evento da virada Social começa com a entrada das tropas especiais da polícia militar, dentre outras polícias e demais setores do governo do estado, que realizam a chamada Operação Saturação durante 90 dias para o restabelecimento da ordem e da segurança na área.

Atrações do evento

Acontecem várias atrações na Virada social, atrações que entretêm o público de forma com que pensem em coisas válidas da vida e deixem as coisas ruins de lado, algumas atrações do evento:

  • Feira gastronômica
  • Serviços de beleza
  • Oficinas de artesanato
  • Shows em um palco central
  • Esportes
  • Atrações para crianças;
  • Entre outras atividades.

Para ter uma noção da variedade de serviços, somente a parte gastronômica conta com mais de 25 barracas de comidas típicas.
Ao todo, são mais de 12 horas diárias de programação. Também tem disputa de esportes adaptados, como bocha, basquete em cadeira de rodas, golbol (espécie de handebol para cegos) e futsal para cegos, além de shows de samba. A virada social faz atrações para pessoas com deficiência também ajudando e muito na interação das pessoas com esse ciclo social. Esse evento é uma oportunidade para as pessoas com deficiência ou doença rara mostrar seu trabalho e sensibilizar as pessoas não só por pena. É importante que as pessoas vejam, interajam e conheçam um pouquinho desse mundo.

Esperamos que você tenha gostado desse artigo falando sobre a virada cultural e o que acontece nesse evento, mostrando cada detalhe e dando várias dicas sobre como é esse projeto.

admin